Olá, caro leitor!
Eu sou Fabrício Melo, projetista estrutural, entusiasta de sistemas construtivos industrializados e um amante das estruturas metálicas. Hoje pretendo trazer a vocês algumas considerações sobre estruturas a partir de Treliças Metálicas.
Certamente você já deve ter escutado que uma viga em treliça metálica é mais econômica que uma em alma cheia, será?
Cobertura em Treliça Metálica
Bem, é consenso que uma treliça metálica apresenta um peso reduzido em relação a viga de alma cheia, daí a maioria dos profissionais acreditam que a solução mais econômica é sem dúvida a treliça metálica, mas hoje, quero desmistificar essa “verdade absoluta”.
Bom, é importante que tenhamos em mente alguns pontos a serem esclarecidos em relação a estrutura.
A maioria das treliças são fabricadas com perfis de chapa dobradas (em geral Perfil U), obviamente por serem confeccionados através de chapas, esses perfis são mais leves, entretanto, o custo por quilo desse material, chega ser até 22% maior que de um perfil laminado. Sendo assim, a estrutura treliçada, deverá ser mais leve o suficiente para compensar essa variação no custo de obtenção.
No processo de fabricação da viga em treliçada, a quantidade de insumos, o número de operações, são maiores que os custos com a fabricação de uma viga de alma cheia, para o mesmo projeto. Podendo em alguns casos, esse tempo ser o dobro da execução da obtenção de uma viga de perfil laminado.
Erros e desperdício de material também é um ponto a ser considerado, uma vez que em muitos casos, as vigas em treliças são componentes estruturais de coberturas, a angulação dos banzos não permite cortes de montantes e diagonais de mesmo tamanho, ocorrendo erros que podem atrasar o processo e desperdício de materiais.
Alguns autores renomados, tal qual Ildony Hélio Bellei, em seu livro Edifícios industriais em aço, ele defende que vigas de cobertura passam a ser econômicas a partir de 25m de vão livre.
Para mezaninos modulados a cada 6m, trabalhar com vigas treliçadas é mais oneroso, o tempo de fabricação é enorme, muitos insumos são consumidos, por exemplo, em um caso em que se trabalha com ferramentais comuns, pode-se gastar até um quilo de eletrodo por metro de treliça, onerando em demasia a estrutura. Quando se trabalha com vãos livres acima de 9,0m, eu super aconselho a utilização de viga treliçada para mezaninos.
Mezanino treliçado com pilares tubulares.
Espero que essas informações tenham esclarecido algumas dúvidas, se tiverem mais dúvidas entrem em contato e se gostaram, por favor, curtam e compartilhem nossa página no face.